OS 4 TEMPERAMENTOS

Quem me acompanhou na edição 2019 do Confie, sabe que eu me comprometi a falar na edição deste ano sobre um tema delicioso, e muito útil para todas nós, porque nos auxilia diretamente a desenvolver cada um dos 5 pilares da inteligência emocional: conhecer as próprias emoções; controlar as emoções; automotivação; empatia; saber se relacionar com as pessoas.


Sendo assim, vou introduzir nos próximos dias sobre os 4 Temperamentos! Quero que você comece a conhecer sobre o assunto para que, no Confie, você possa aproveitar ainda mais! Vem comigo?

Todos nós temos características semelhantes a outras pessoas no modo de agir, pensar, comportar, querer as coisas, interpretar o mundo… Quem nunca encontrou por exemplo uma amiga que era “praticamente uma gêmea”? Mesmos gostos, modos de pensar, agir… Uma resposta para isso está na Teoria dos 4 Temperamentos.

O estudo dos temperamentos humanos nos remete aos primeiros filósofos, que se debruçaram sobre os temas humanos. Ali, nos primeiros estudos filosóficos, nascia a Psicologia.

Primeira coisa importante para você saber é que o temperamento é uma característica mineral, inata, que você já tem desde que nasce. Não dá pra mudar de temperamento, nem dá pra ter mais de um. Sobre o pano de fundo do seu temperamento, você irá construir sua personalidade e, essa sim, pode ser “mudada”, na medida em que se acrescenta a ela elementos históricos, experiências, aprendizados.

Nossa personalidade deve estar em constante amadurecimento, para que a gente se torne gente de verdade: alguém com uma funcionalidade positiva diante da vida, com uma boa inteligência emocional.

Porque é importante conhecer o seu temperamento? Porque é uma ferramenta maravilhosa de auto-conhecimento e de compreensão das pessoas ao seu redor, te ajudando a lidar com suas forças e fraquezas, e te dando possibilidades de melhorar os seus relacionamentos com marido, filhos, pais, chefe, equipe, e muito mais.

Fique ligada que, nos próximos dias, eu vou falar mais sobre isso!

CONFIEE®. Todos os direitos reservados 2020 | Ribeirão Preto | SP | Brasil