Início » Camila Donati

CARREIRA E MATERNIDADE

O equilíbrio entre a maternidade e a carreira – ou trabalho – começa a ser construído quando a mãe se coloca novamente em primeiro lugar, ou seja, quando volta a priorizar o que é importante para ela. Quando nos colocamos apenas como doadoras (de tempo, de energia, de atenção, de cuidados) nos esvaziamos de nós.

Realizei uma pesquisa com mais de 120 mães e quando eu perguntei se elas consideravam o trabalho uma área importante de suas vidas, 69% respondeu que sim, pois encontravam realização no trabalho. Das restantes, 16% respondeu que sim, pois precisava do dinheiro e 14% disse que se pudesse não trabalharia para cuidar dos filhos.

Não podemos ignorar o fato de que o trabalho é uma área importante na vida de muitas mães, apesar de suas escolhas nem sempre refletem isso. Eu realmente disse escolhas.

Sim, é gratificante cuidar dos filhos. Educá-los é uma missão que nos engrandece, nos abastece de amor e de significado, ou seja, recebemos algo em troca e nos reabastecemos.

Mas cuidar dos filhos é cuidar do outro, não se esqueçam disso, por mais gratificante que possa ser. E quem conta sua história a partir da história do outro, não tem história própria.

Será que precisamos escolher entre uma ou outra área?

Falaremos mais sobre essas escolhas em uma próxima oportunidade.

CONFIEE®. Todos os direitos reservados 2020 | Ribeirão Preto | SP | Brasil